Ilha de Moorea - França

Ilha de Moorea


Moorea é uma ilha vulcânica das ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa. Apenas a 17 km a noroeste de Taiti é denominada por vezes como "a ilha irmã". A área total é de 133,5 km², e a altitude máxima é de 1207 m no Monte Tohiea. A ilha tem um perfil montanhoso, com as vertentes cobertas de plantações de ananás, abacates e toranjas. Além das duas grandes baías, tem oito vales que formam uma estrela.

Histórinha legal (muito legal!)


O nome de Moorea quer dizer  'lagarto dourado'. Uma lenda explica que um lagarto gigante partiu com a cauda as duas baías ao norte. Estas baías são as de Opunohu e a de Paopao. 

Curiosamente James Cook, em 1777, ancorou na baía de Opunohu e não na de Paopao. O miradouro de Belvedere é um ponto de atração com esplêndidas vistas para ambas as baías.

O nome histórico é Aimeho, ou Eimeo, que quer dizer 'refúgio'. A proximidade com Tahití faia que se utilizasse como refúgio para os guerreiros derrotados. Um exilado foi o rei Pomare II que em 1808 se instalou durante sete anos depois da revolta provocada ao tentar estabelecer um reino absolutista. Hoje em dia continua a ser um refúgio de fim-de-semana para os que querem fugir da capital Papeete.

Curiosidade legal










Este perfil rochoso e escarpado, presente constantemente a oeste de Taiti, levou a que o escritor norte-americano William Somerset Maugham, no livro The Moon and Sixpence (1919), a descrevesse como uma Montserrat do Pacífico.


Localização





Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado do post, deixe seu comentário se achar que deve, obrigado pela visita e visite os outros post's, são bem legais!