Ilha de Roatán - Honduras

Ilha de Roatán - Honduras

"A ilha das belezas Submersas"

A ilha era conhecida anteriormente como Ruatan e Rattan, Situada entre as ilhas de Útila e Guanaja, é a maior ilha de Honduras.

Fica a cerca de 60 km de comprimento e menos de 8 quilômetros de diâmetro no seu ponto mais largo. A ilha é composta por dois municípios principais:

José Santos Guardiola no leste (nomeado para o ex-presidente de Honduras) e
Roatán (incluindo também a Cayos Cochinos) mais ao sul, no oeste.

A cidade mais populosa da ilha é Coxen Hole, capital do município de Roatán, localizada no sudoeste. Outras cidades importantes incluem Porto Francês, West End, e Oak Ridge (a capital do município de José Santos Guardiola).

O bairro mais oriental da ilha é separada por um canal através dos manguezais que é de 15 metros de largura, em média. Esta seção é chamada Helene, ou Santa Elena em espanhol. As ilhas Satélite no extremo leste são Morat, Barbareta e Pigeon Cay. Mais a oeste entre Harbour francês e Coxen Hole é Stamp Cay e Barefoot Cay.


História


Vista da praia na ilha de Roatán

Em 1502, em sua quarta viagem de exploração rumo ao Ocidente, Cristóvão Colombo chegou as “Ilhas da baia”, na Costa de Honduras. Embora tenha relatado em suas escrituras a incrível beleza e riqueza destas ilhas, Colombo não teve a oportunidade de ver o verdadeiro tesouro deste arquipélago, que se encontrava sob a quilha de sua nau, escondidos nas águas claras do caribe. 

Mais devastador para as comunidades nativas americanas foi a exposição a Eurásia doenças infecciosas para as quais não tinham imunidade, tais como varíola e sarampo . Não há povos indígenas que sobreviveram as consequentes epidemias.

Ao longo dos tempos coloniais européias, a Baía de Honduras atraiu uma série de colonos individuais, piratas, comerciantes e forças militares, envolvidos em diversas atividades econômicas e jogando fora as lutas políticas entre as potências européias, principalmente da Grã-Bretanha e Espanha

Roatán e as outras ilhas foram usadas ​​como repouso freqüente do Caribe, o Inglês ocupou as Ilhas Baía entre 1550 e 1700. Durante este tempo, piratas encontraram as ilhas desocupadas, ilhas desprotegidos, um paraíso principalmente para porto e transporte. Piratas franceses e holandeses estabeleceram-se nas ilhas. Eles freqüentemente invadiam navios de carga espanhóis transportando ouro e outros tesouros do Novo Mundo para a Espanha.

A população em permanente maioria a partir das Ilhas Cayman perto da Jamaica. Eles chegaram na década de 1830, pouco depois da Grã-Bretanha a abolição da escravatura em 1838. As mudanças na força de trabalho interrompido a estrutura econômica da cultura Cayman. Caymanians foram em grande parte de uma cultura marítima e estavam familiarizados com a área de pesca de tartaruga e outras atividades.

Ex-donos de escravos caimaneses estavam entre os primeiros a se instalar nos locais à beira-mar em toda Roatán principalmente ocidental. Ex-escravos também migraram das Ilhas Cayman, em maior número do que os plantadores, durante os anos de 1830 e final de 1840. Ao todo, o ex-Caymanians tornou-se o maior grupo cultural na ilha.
Espécies de peixes da ilha

Por um breve período na década de 1850, a Grã-Bretanha declarou as Ilhas Bay como sua colônia. Dentro de uma década, a Coroa cedeu o território formalmente a Honduras. Colonos britânicos foram enviados, porém, chamou William Walker, um pirata com um exército privado, para ajudar a acabar com a crise em 1860, ao invadir Honduras, ele foi capturado após a aterragem em Trujillo e executado lá.

Na segunda metade do século 19, a população da ilha cresceu de forma constante e estabeleceu novos assentamentos em todo Roatán e as outras ilhas. Colonizadores vieram de todo o mundo e tiveram o papel de moldar a face cultural da ilha. Islandeses começaram uma indústria de comércio de frutas, que se tornou rentável. Na década de 1870 foi comprado por interesses norte-americanos, principalmente o New Orleans e Bay Islands Fruit Company. Empresas mais tarde, a Standard Fruit e United Fruit tornaram-se a base para as empresas de frutas modernas, a indústria de Honduras, que deu o apelido " república das bananas ".

O século 20 viu o crescimento contínuo da população, resultando em crescentes mudanças econômicas e desafios ambientais. 

A ilha é um paraiso para mergulhos com golfinhos e tubarões
A explosão populacional começou com a chegada de falantes de mestiços espanhois migrantes do continente hondurenha. Nas últimas décadas, que triplicou a população residente de origem. Mestiços migrantes estabeleceram-se principalmente nas áreas urbanas de Coxen Hole e Barrio Los Fuertes (perto do porto francês), atualmente são as areas mais habitadas de toda a ilha. 

Mas em termos de população e influência econômica, o fluxo mais forte, com uma presensa esmagadora é a do turismo nos anos mais recentes. Numerosos turistas vindos de toda parte do mundo em especifico, da America, Canada, 
Mas, em termos de população e influência econômica, o afluxo mainlander foi ofuscado pela presença esmagadora turístico nos anos mais recentes. Numerosos americanos, canadenses, reino unido, nova zelândia, austrália, colonos e empresários envolvidos principalmente na indústria da pesca, entre outros.

Roatán, fica no limite sul da Mesoamérica Sistema de Barreira de Corais , a segunda maior barreira de corais do mundo. 

A capital da Coxen Hole passou por uma grande reconstrução entre os anos de 2003-2005 acrescentando água nova e linhas sépticas, bem como linhas de água doce para acomodar o setor empresarial crescente e população. Estas linhas são utilizadas em conjunto com a nova estação de tratamento de água e uma planta de gestão de resíduos que recicla resíduos que estão ao lado do Aeroporto Internacional de Roatán.

Infelizmente, muitas dessas linhas não estavam ligados ao sistema de esgoto principal e o esgoto ainda corre diretamente para o oceano. Esta reestruturação ambiental exata está em curso na cidade de West End. O projeto tem recebido muita hesitação de residentes em West End como o projeto foi mal planejado e executado.



Moradores de West End também teram que pagar a maior parte do projeto municipal e enfrentam ônus e taxas contra as suas propriedades, mas eles são incapazes de pagar, a construção do sistema de esgoto começou em agosto de 2011.

 Menos de um mês depois, a estação chuvosa começou. Cada tempestade de chuva lava a argila e sedimentos das zonas de construção diretamente para o oceano e para o recife. Essa mistura de barro vermelho e sedimentos é particularmente prejudicial para a saúde do recife. No entanto, a Câmara Municipal tomou poucas medidas para diminuir os impactos ambientais nocivos causados ​​ao recife pela construção. 

A data da conclusão estava prevista para o final de 2012 ou antes do inicio da temporada de chuvas seguintes, que se inicia a partir de meados de outubro até o final de março. Embora seja ilegal usar sacolas plásticas na ilha e é ilegal para qualquer cormerciante trazer garrafas de plástico, a menos que remova-a, a ilha e seus recifes ainda continuam a ser repletos de plásticos. O Roatán Marine Park foi a principal força por trás da reciclagem e reintrodução à ilha após uma ausência de três anos.

Histórinha legal


Em 1998, Roatán sofreu alguns danos do Furacão Mitch , paralisando temporariamente a atividade comercial. A tempestade também parou o popular mergulho.


Video


Um video de mergulho do Cinegrafista de natureza, biólogo e instrutor de mergulho há 12 anos 

Cristian Dimitrius





Localização



Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado do post, deixe seu comentário se achar que deve, obrigado pela visita e visite os outros post's, são bem legais!