Ilha de Trinidade e Tobago - Venezuela



Ilha de Trinidade e Tobago


Trindade e Tobago, oficialmente República de Trindade e Tobago, é um Estado soberano insular das Caraíbas situado ao largo da costa nordeste da Venezuela e a sul de Granada, nas Pequenas Antilhas. Faz fronteira marítima com os Barbados a nordeste, com a Guiana a sudeste, e com a Venezuela a sul e a oeste. Situa-se na confluência do mar das Caraíbas com o oceano Atlântico.

A ilha da Trindade é a maior e mais povoada, representando 94% da área do total e 96% do total de habitantes.

As duas ilhas são de clima tropical e terreno montanhoso. A sua localização permite-lhe evitar a chamada "cintura de Furacões", região propensa à ocorrência do fenómeno nas Caraíbas. A principal cidade da ilha de Trinidad é a capital do país, Port of Spain (ou Porto de Espanha) enquanto que a cidade principal da ilha de Tobago é Scarborough. Com mais de um milhão de habitantes, Trinidad e Tobago é o país com a segunda maior população de língua inglesa na região, depois da Jamaica.

A ilha da Trindade foi colónia espanhola desde a chegada de Cristóvão Colombo em 1498 até à capitulação do governador espanhol, Don José María Chacón, aquando da chegada de uma armada britânica composta por 18 navios de guerra a 18 de fevereiro de 1797. Durante esse período a ilha já havia mudado repetidas vezes de mãos entre colonizadores espanhóis, britânicos, franceses, neerlandeses e curlandeses. 

Trindade, e também Tobago, foram cedidas ao Reino Unido em 1802 de acordo com o tratado de Amiens. O país obteve a sua independência em 1962, tornando-se posteriormente uma república em 1976. Ao contrário do que acontece com a maioria dos países anglófonos das Caraíbas, a economia trinitária é principalmente industrial, com ênfase nas indústrias petrolífera e petroquímica. 

Atualmente, o território atrai investimentos externos e apresenta uma economia florescente, almejando tornar-se um "Tigre do Caribe", a exemplo dos chamados Tigres Asiáticos.
A sua capital, Port of Spain (Porto de Espanha) é a favorita para sediar o secretariado-geral da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

Trindade e Tobago é conhecido pelo seu Carnaval e por ser o país de origem do tambor de aço, dos estilos musicais calipso, soca, chutney e da dança do limbo.

História





Em 1498, Cristóvão Colombo chega a Trinidad e Tobago.
Depois ocupada pelos holandeses, logo é tomada pelos espanhóis em 1632.
Em 1802, os ingleses conquistam as ilhas, mas 12 anos depois, em 1814 é cedida ao Reino Unido. As ilhas de Tobago passam a constituír uma colônia apenas em 1888.



Curiosidade legal






O jornalista e escritor português Ferreira Fernandes afirma no seu livro Madeirenses Errantes que alguns madeirenses protestantes, radicados em Trinidad e Tobago após a sua expulsão de Portugal por motivos religiosos, se encontram entre os principais responsáveis pela revolução que se deu neste país. Em 1962 o país tornou-se oficialmente independente.


Localização




Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado do post, deixe seu comentário se achar que deve, obrigado pela visita e visite os outros post's, são bem legais!