Ilha de Yap
"Um paraiso para mergulhos"
Yap é um dos quatro estados que fazem parte dos Estados Federados da Micronésia. Yap é o estado mais ocidental da federação, localizada a meio caminho entre as ilhas de Guam e Palau.
Yap é composto pelas ilhas de Yap, Gagil, Tomil e Rumung.
Yap propriamente dita (conhecida como Wa'ab or Waqab) foi inicialmente povoado por migrantes da Península malaia, o arquipélago da Indonésia e ilhas Salomão. A língua yap está relacionada com as línguas malaias do sudeste asiático e tem fortes influências da Papua-Nova Guiné.
As outras ilhas do arquipélago de Yap são fortemente influenciados pela cultura Polinésia. Os ulithianos e woleaianos são fortemente influenciadas pelos vizinhos da ilha de Chuuk.
O estado de Yap tem 5 línguas oficiais: inglês, ulithiano, woleaiano, satawalês e yap.
Os nativos do arquipélago usam um curioso e tradicional sistema financeiro próprio, através de roscas feitas de pedras, de diferentes tamanhos, como moeda para transações comerciais entre si. As pedras maiores, que chegam a pesar cinco toneladas e medir quatro metros de diâmetro, podem comprar um povoado inteiro. As pequenas, de dez centímetros, podem comprar um cerdo (pequeno porco).
Histórinha legal
Na virada do século, os cerca de 5.000 a 6.000 habitantes da ilha Yap, na Micronésia, adotavam moedas de pedras, feitas de calcário encontrado numa ilha que fica a uns 640 quilômetros de distância. Extraído das rochas calcárias das ilhas Palau eram levadas para Yap com canoas e jangadas . Existe evidência de que alguma pedra calcária foi extraído em Palau por Yapese cerca de 500 dC, mas a mineração mais generalizada começou no período de 1000-1400 dC. Uma lenda local afirma que o Yapese descobriu a rocha de Palau cerca de 500-600 anos atrás, quando uma expedição liderada por um homem chamado Anagumang desembarcou em Palau. Limestone era inexistente em Yap e, portanto, muito valiosa para o Yapese.
Primeiro Anagumang ordenou aos seus homens para cortar pedra em forma de peixe, mas, eventualmente, uma forma circular foi escolhido, provavelmente porque era mais fácil de transportar. Um poste foi colocado através do orifício no centro da pedra de modo que os trabalhadores podiam levar a pedra. O maior dos discos provavelmente precisava de centenas de homens para o transporte.
Moradores de Palau, por sua vez, exigiu Yapese de pagar contas , coco carne e copra ou sob a forma de serviços para o privilégio de pedreiras.
Não se sabe como pedras monetário têm sido muito utilizados em Yap. Rochas planas foram encontrados ali que são até 2.000 anos de idade, mas o mais velho não se assemelham a pedras rai de hoje, e não se sabe se eles foram usados como dinheiro. No entanto, é claro que o tamanho das pedras cresceu acentuadamente após técnicas européias e comerciantes vieram para Yap. As pedras podem ter evoluído a partir de pequenos, contas esculpidas.
Em 1871, um irlandês-americano David Dean O'Keefe naufragou perto Yap e foi ajudado pelos nativos. Mais tarde, ele ajudou o Yapese na aquisição de rai e em troca recebeu copra e trepang , que foram as exportações valiosas do Extremo Oriente . Ele forneceu o Yapese com ferro ferramentas. Como resultado, uma forma de inflação , em conjunto e pedras rai adquiridos com a ajuda dele eram menos valiosos do que os mais antigos .
O comércio de pedras rai finalmente parou, no início do século 20, devido a disputas comerciais entre espanhóis e alemães interesses na área. Pedreiras foram abandonados. Quando imperial japonesa forças assumiu Yap durante a Segunda Guerra Mundial , eles usaram algumas das pedras para a construção ou como âncoras.
Embora o dinheiro de estilo ocidental substituiu as pedras como moeda todos os dias, as pedras rai ainda são trocados de forma tradicional entre o Yapese. Eles são um símbolo nacional e são retratados em locais placas .
A 7 metros de diâmetro (2,1 m) uma moeda rai pedra está exposta no jardim do átrio do Banco do Canadá, em Ottawa , Canadá .
Curiosidade legal
As moedas Rai pedras inspirou o Pato Donald quadrinhos dinheiro "Mistério Pedra" de 1961.
Localização
Localização
Exibir mapa ampliado
Para mim nada bate YAP como o melhor destino de Mergulho do planeta! Mais sobre esse que é um dos últimos paraísos intocados em http://www.mantaray.com/pdf/portugues.pdf e no Blog de Yap em Português http://www.mantaray.com/blog/?lang=pt-br
ResponderExcluir