Ilha de Santorini
"A ilha dos Deuses"
Santorini, chamada oficialmente Tira e Thera na Antiguidade, é uma ilha e arquipélago vulcânico circular localizado no extremo sul do grupo de ilhas gregas das Cíclades, no mar Egeu, a cerca de 200 km a sudeste da cidade de Atenas. Com uma área total de aproximadamente 73 km², em 2011 sua população era de aproximadamente 15.550 habitantes.
Histórinha legal
A ilha deve o seu nome a Santa Irene, nome pelo qual os venezianos a denominavam. Era anteriormente conhecida por Kallístē ("a mais bela") ou Strongýlē ( "a circular").
Para além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, formando um grupo quase circular de ilhas, vestígio da grande erupção que despedaçou a ilha. O grupo de ilhas é também conhecido por Tira.
Santorini é o vulcão mais ativo do denominado Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma atual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos (cerca de 1680 a.C) atrás destroçou o seu território.
Aquela erupção, de grande explosividade, criou a atual caldeira e produziu depósitos piroclásticos com algumas centenas de metros de espessura que recobriram tudo o que restou da ilha e ainda atingiram grandes áreas do Egeu e dos territórios vizinhos.
O impacto daquela erupção fez-se sentir em toda a Terra, mas com particular intensidade na bacia do Mediterrâneo. A erupção parece estar ligada ao colapso da Civilização Minoica na ilha de Creta, distante de Santorini 110 km ao sul. Acredita-se que tal cataclismo tenha inspirado as posteriores lendas acerca de Atlântida.
Outra histórinha legal
A ilha foi criada quando Eufemo, um dos argonautas, jogou ao mar um pedaço de terra, presente de Tritão.
A ilha então passou a se chamar Kalliste ( a mais bela) , e serviu como lar para os descendentes de Eufemo.
Mais tarde a ilha se chamou Thera, por causa de Theras, filho de Autesion, filho de Tisâmeno, filho de Tersandro, que liderou um grupo de colonos para a ilha.
Segundo Estrabão, Thera, colônia dos lacedemônios, era a metrópole de Cirene, localizada na atual Líbia. O fundador de Cirene, Battus, era filho de uma princesa cretense com um nobre de Thera.
Localização
Infelizmente a ilha não tem o Google Street, é uma pena, maaaas deve ser muito legal ir visita-la.Exibir mapa ampliado
Vídeo da ilha
(O vídeo é de algum turista ou algum apaixonado pela ilha, não liguem para a música, eu não achei muito legal, mas as fotos do video são boas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espero que tenha gostado do post, deixe seu comentário se achar que deve, obrigado pela visita e visite os outros post's, são bem legais!